top of page

  Este é um Programa que estabelece compromissos  e firma um pacto político para o desenvolvimento econômico e social que, visa mais justiça social e a sustentabilidade do meio ambiente dos municípios do Pará.

  Os compromissos e pactos firmados no Programa Cidades Pará elegem o princípio da participação popular nas tomadas de decisões, o incentivo à economia local com preservação dos recursos naturais, a equidade social, investimentos em educação pública de qualidade, atenção a saúde da população, o correto ordenamento dos territórios urbanos e rurais, atenção à mobilidade urbana, a conservação da biodiversidade, a segurança pública, o saneamento, habitação e moradia, turismo, geração de emprego e renda, esporte, cultura e lazer, agricultura, pecuária e atenção às políticas transversais como: crianças, mulheres, idosos, portadores de necessidades especiais entre outros, em todos os municípios do Pará.

  O Programa Cidades Pará compreende um conjunto de iniciativas, propostas e ações condensadas em uma agenda de trabalho que visa a construção de uma sociedade mais justa estabelecida em municípios estruturados, desenvolvidos e sustentáveis. As ações do Programa tem como ideal o desenvolvimento dos municípios, para que os mesmos sejam mais inclusivos, empreendedores, progressistas, que ofereçam melhor qualidade de vida aos seus cidadãos e cidadãs, que a gestão pública seja mais transparente e que permita que a sociedade local, em todos os níveis, participe mais das ações do poder público municipal.

   O momento econômico mundial – suas altas e baixas, o desenvolvimento tecnológico, a mobilidade urbana, a baixa qualidade da educação pública, a falta de investimentos públicos na geração de emprego e renda para a população, a inexistência de projetos públicos em infreestrutura, que visem a atração de indústrias e grandes negócios para os municípios, a falta de projetos de qualificação e requalificação profissional são problemas comuns na maioria das cidades do Pará. Esse panorama apresentado, pouco animador por sinal, caracteriza o grande problema que se tem pela frente. Afinal como se criar emprego, gerar renda, combater a exclusão social, acabar com a pobreza, criar ambientes sustentáveis, manter a segurança pública, oferecer saúde digna à população? A responsabilidade em buscar soluções concretas para os problemas que mais prejudicam a população é de todos. Elegemos nossos representantes legais, precisamos, também, participar mais ativamente da vida pública dos nossos municípios.

   As ações políticas tem profunda influência no modo e estilo de vida da população. Por tanto, todos tem a responsabilidade de participar das ações políticas em seus municípios para se assegurarem que o desenvolvimento econômico e social sustentável, assim como, ações em todas as políticas setoriais sejam implantadas e fiscalizadas, garantindo, dessa forma, que a cooperação entre sociedade e governo se torne realidade e que o risco do se criar comunidades isolados, excluídas e sem ações do poder público  seja excluído.

   Quando há esforço conjunto entre sociedade e poder público, compatibilizando esforços para melhorar a qualidade de vida, ao mesmo tempo que há desenvolvimento econômico, diminui-se os riscos de desequilíbrios ambientais e aumentam as perspectivas de vida para as gerações futuras. Afinal, que mundo vamos deixar para nossos descendentes?

   Considerando o fato de serem os administrações municipais, isso inclui, Prefeitos, Secretários, Vereadores, no trabalho do dia-a-dia, o nível de governo mais próximo dos cidadãos, são quem tem a oportunidade única de influenciar, positivamente, comportamentos sociais e individuais no sentido garantir o desenvolvimento e a da sustentabilidade dos municípios.

   O Programa CIDADES PARÁ é uma ferramenta para a sociedade organizada nos municípios do Pará possam:

– Assumirem responsabilidades e aceitarem os desafios do Programa CIDADES PARÁ;

– Elaborarem políticas publicas para a desenvolvimento econômico e social sustentável dos seus municípios;

– Estabelecerem metas para a construção de uma sociedade mais justa e mais igual para todos;

– Selecionar prioridades apropriadas as realidades e necessidades locais e regionais (identificar ativos e necessidades do município)

– Monitorar a aplicação de todos processo.

 

AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PARÁ

bottom of page